"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela

"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela
"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." (MARION WELCHMANN)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS



Você pensa                                                Você escreve

O aluno não sabe                      O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.

Não tem limites                        Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…

É nervoso                                 Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…

Tem o costume de roubar        Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…

É agressivo                              Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja

É bagunceiro, relaxado, porco    Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.

Não sabe nada                          Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…

É largado da família                Aparenta ser desassistido pela família, pois…

É desobediente                         Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.

É apático, distraído                  Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.

É mentiroso                             Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas

É fofoqueiro                            Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

É chiclete                                 É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…

É sonso e dissimulado             Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso                            Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.

É mimado                                Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

É deprimido, isolado, anti-social        Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É tagarela                                 Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Tem a boca suja                        Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.

Possui distúrbio de comportamento     Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…

É egoísta                                   Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário